terça-feira, 13 de julho de 2010

15.12.2004

Antologia poética (13) ...

Testamento apócrifo de Alexandre Magno, rei da Macedónia...

De Aristóteles aprendi
que a natureza de cada um
é a sua máxima autoridade
e por isso a minha ambição
não se deteve diante de nenhuma fronteira
a eternidade que escutei em cada batalha
foi a única medida da razão
que a mim próprio me impus
persegui apenas um sonho
e a esse sonho sacrifiquei tudo e todos
menos a vaidade da grandeza que me prometera
não poupei traições nem desconfianças
mas fui magnânimo
com todos os cronistas de aquém e de além-mar
e os vencidos que se ofereceram à vassalagem
em troca do perdão
não vacilei diante dos inimigos
nem temi confrontos desiguais
e aceitei o preço mais alto da solidão
porque esse é o destino impartilhável
dos inventores de futuro
o poder construí-o sobre o mito da invencibilidade
e nem na morte abdiquei dele
digo
de mim
herança intransmissível
para que ninguém o diminuísse
o meu sonho teria que morrer comigo.

Ademar
15.12.2004


Antología poética (13) ...

Testamento apócrifo de Alejandro Magno, rey de Macedonia...

De Aristóteles aprendí
que la naturaleza de cada uno
es su máxima autoridad
y por eso mi ambición
no se ha detenido ante frontera alguna
la eternidad que he escuchado en cada batalla
ha sido la única medida de la razón
que a mí mismo me he impuesto
he perseguido sólo un sueño
y a ese sueño lo he sacrificado todo y a todos
menos la vanidad de la grandeza que me había prometido
no he ahorrado en traiciones ni en desconfianzas
pero he sido magnánimo
con todos los cronistas de éste y del otro lado del mar
y los vencidos que se ofrecieron en vasallaje
a cambio del perdón
no he vacilado ante los enemigos
ni he temido confrontaciones desiguales
y he aceptado el precio más alto de la soledad
porque ése es el destino incompartible
de los inventores de futuro
sobre el mito de la invencibilidad he construido el poder
y ni en la muerte he abdicado de él
digo
de mí
herencia intransmisible
para que nadie lo rebajase
mi sueño tendría que morir conmigo.

Sem comentários: