quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Improviso para melancolizar...

Como se tivessem morrido
os teus cabelos já não cheiram
agora deserto-me de ti
e perco-me dos demais sentidos
até ao pensamento
fecho a porta e apago a luz
em mais uma cela
neste presídio de ausências.

Ademar
28.08.2006


Antología poética (433)...

Improvisación para melancolizar...

Como si se hubiese muerto
tu pelo ya no huele
ahora me deserto de ti
y me pierdo de los demás sentidos
hasta el pensamiento
cierro la puerta y apago la luz
en otra celda más
en este presidio de ausencias.

2 comentários:

Alexandre de Castro disse...

Ademar Santos, um grande poeta, injustamente ignorado, e que para mim se constituiu numa grande referência literária, soube, melhor do que ninguém, traduzir os sentimentos e as emoções, através de uma sublime linguagem poética, rica em prodigiosas metáforas, bem enquadradas no tema de cada poema. Sóbrio e rigoroso, recusou sempre os cânones estéreis e inócuos de um certo vanguardismo pós-moderno, que preconiza a construção da metáfora pela metáfora,ignorando a unidade do poema, o que leva os seus petulantes praticantes a um grande esforço contorcionista para escreverem poemas como se estivessem a resolver um problema de palavras cruzadas.

ella disse...

Si, y sus constantes referencias a la música hace que la prosodia de melodice.