sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Improviso para lembrar Gedeão...

Não me digas em patuá
que nunca me esperaste
além da Taprobana ou das Molucas
fala-me em tâmil
ou numa língua que de todo
eu não entenda
e na mais antiga rota das especiarias
usa-me ainda inteiro ou fracção
pimenta noz-moscarda
canela cravo-da-índia
anis estrelado gengibre
mostarda açafrão
cozinhemo-nos à mesa da aventura
e que o excesso de história
jamais nos naufrague
ao largo de Macau
este bar de todas as noites
que só o futuro encerrou.

Ademar
18.12.2009


Improvisación para recordar a Gedeão...

No me digas en patuá
que nunca me has esperado
más allá de la Taprobana o de las Molucas
háblame en tamil
o en una lengua que del todo
yo no entienda
y en la más antigua ruta de las especias
úsame todavía entero o fracción
pimienta nuez moscada
canela clavo de olor
anís estrellado jengibre
mostaza azafrán
cocinémonos a la mesa de la aventura
y que el exceso de historia
jamás nos naufrague
lejos de Macao
este bar de todas las noches
que sólo el futuro ha cerrado.

Sem comentários: